Nova jornada do consumidor na CVC CORP

Desafios e planejamento estratégico da CVC

Em artigo recentemente publicado na edição e 50 anos da Panrotas – um dos mais
importantes e respeitados veículos especializados no turismo brasileiro – o diretor
executivo da CVC, Emerson Belan, destacou o desafio de ser uma marca que fala com
vários públicos, e, ainda, de se posicionar como marca líder no segmento de franquias de
viagens.

Veja abaixo alguns dos principais destaques dessa matéria:

“A CVC prepara seu plano de crescimento para os próximos anos, um projeto com a
consultoria Integration, e que conta com uma pesquisa sobre a nova jornada não linear do
consumidor de viagens. Se antes o processo era mais previsível, agora o potencial
viajante tem todo o mundo digital a lhe bombardear e seduzir.
O diretor executivo B2C da CVC Corp, Emerson Belan, revelou alguns dados dessa
pesquisa que está ajudando a empresa a planejar e projetar seus próximos anos:
➢ Jornada do viajante ao planejar sua viagem agora é não linear
➢ Amigos eram os que mais influenciavam na decisão do destino, mas agora os
influencers assumiram o topo da lista, especialmente via redes sociais;
➢ Os amigos e familiares estão na segunda posição na hora de influenciar a decisão
do consumidor e em terceiro aparece “voltar ao destino que já conhece”;
➢ Se há alguns anos o viajante pesquisava até três locais para checar preços e
informações, agora são mais de cinco;
➢ Mais de 5 mil marcas bombardeiam os consumidores por dia (especialmente no
mundo digital). Dessas, eles lembram de 360 e escolhem 12 para seguir adiante;
➢ Atualmente 70% do budget de publicidade da CVC Corp está voltado para as
mídias on-line, incluindo Google, Instagram, Tik Tok, Facebook e Youtube, esta
última apresentando um dos maiores crescimentos, segundo Belan;
➢ Mas o off-line ainda está bem vivo e com os dois pés no digital, pois todo meio de
comunicação reverbera sua cobertura nas redes sociais e em ferramentas como
newsletters;
➢ Corp está voltado para as mídias online, o Instagram, Tik Tok, Facebook e Youtube,
esta última apresentando um dos maiores crescimentos, segundo Belan;
➢ Mas o off-line ainda está bem vivo e com os dois pés no digital, pois todo meio de
comunicação reverbera sua cobertura nas redes sociais e em ferramentas como
newsletters;
➢ O rádio, destaca ele, voltou a ter relevância com o fim do home office na maioria
das empresas, e a TV continua forte na formação da marca.
Já os eventos são a conexão da marca com seu público, seja no B2B, onde há um caráter
de qualificação e relacionamento, ou no B2C, para aumentar a base de clientes e fãs. A
CVC, por exemplo, esteve no Rock in Rio, Fórmula 1 e no Círio de Nazaré.”

Estratégias de influência, personalização e inovação digital

Em relação à importância dos influenciadores digitais, Belan destaca que “na hora de
atrelar sua marca a influenciadores a CVC vai de Ivete Sangalo aos nomes regionais, que
muitas vezes dão um resultado melhor para a loja localmente. É o caso de saber escolher
e dosar o investimento. Um nome mais midiático, como o da cantora ou de Fábio Porchat,
atinge todos os públicos. Mas o influenciador local pode levar clientes rapidamente à loja
de determinada cidade.”
Ainda na matéria, Belan afirma que “é importante estar na jornada inteira do cliente, usar
a tecnologia, como a inteligência artificial, para responder e até retomar esse viajante
durante o processo de planejamento, e ser físico e digital ao mesmo tempo. Por isso, a
CVC tem investido em ser uma empresa fígital. Para estar ao lado desse cliente o tempo
todo, onde quiser e estiver”.
Por fim, destaca que “a CVC está personalizando cada vez mais a forma de se comunicar
e os produtos que oferece aos clientes operadora. Para isso, por exemplo, foram definidos
cinco perfis de clientes (personas), o que permitirá uma comunicação muito mais
assertiva e direcionada a cada um deles.”

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